Bem-vindo ao nosso site

Nossa intenção aqui é a de discutir e tecer comentários sobre aquilo que a mente racional considera incongruente, incoerente, absurdo, bárbaro e manipulador em materia religiosa. De antemão queremos desde já lamentar a infantilidade, ingenuidade e a insensatez de todos aqueles que se dizem "fieis" a todo e qualquer tipo de tradição religiosa no que se refere a ritos, cultos, cerimoniais, liturgias e outros acessórios e que na sua vida íntima negligenciam o que há de mais essencial no quesito sobre religiosidade e que diz respeito especificamente à fraternidade, mansidão, retidão de cárater, caridade e tantas e tantas outras virtudes que irmanam todos os homens independentemente de quaisquer "rótulos" religiosos, e que deveriam realmente estar a frente de todas as exterioridades.

 

Notícias aos visitantes

 

É deveras entristecedor o que uma "bandeira religiosa" é capaz de fazer com a mente de seu seguidor ou partidário. Primeiro pela ideia de que cada seita ou religião quer estar com a posse da verdade com exclusão de todas as outras; segundo pelo dogma "salvacionista" que muitas religiões pregam, particularmente no ocidente, representativo da mais absoluta falta de congruencia; terceiro pelos discursos hipnotizantes, manipuladores e tendenciosos que somente quem está realmente "sensível" ou atribulado se deixa levar e conduzir.

Onde a responsabilidade pelos proprios atos? Onde a capacidade de poder por si só administrar sua vida sem estar na dependencia de quem quer que seja? Onde a natural e genuina ligação com Deus com sinceridade e fervor? Por que entregar sua vida a pessoas tão falhas quanto nós e que se intitulam "ministros de Deus" sobre a Terra?

Se você não tem a mente livre para discutir tais questões sem preconceitos ou ideias preconcebidas não nos acompanhe em nosso trajeto. A travessia poderá ser muito difícil. Senão, estejam todos convidados a participar comentanto, criticando ou por que não dizê-lo concordando conosco! 

 

Religião x Ciência - Considerações de equilíbrio e Interrelação

 

O debate entre ciência e religião restringe-se na maior parte das vezes à discussão de sua mútua compatibilidade: será possível que uma pessoa possa questionar o mundo cientificamente e ainda assim ser religiosa? Acredito que a resposta é um óbvio sim, contanto que seja claro para essa pessoa que ambas não devem interferir entre si de modo errado, ou seja, que existem limites tanto para a ciência como para a religião. Cientistas não devem abusar da ciência, aplicando-a a situações claramente especulativas, e, apesar disso, sentirem-se justificados em declarar que resolveram ou que podem resolver questões de natureza teológica.Teólogos não devem tentar interpretar textos sagrados cientificamente, porque estes não foram escritos com esse objetivo. Para mim, o que é realmente fascinante é que tanto a ciência como a religião expressam nossa reverência e fascínio pela Natureza. Sua complementaridade se manifesta na motivação essencialmente religiosa dos maiores cientistas de todos os tempos. A reverência que tanto os inspirou é em essência a mesma que inspirou os criadores de mitos de outrora. Quando, nos confins silenciosos de nossos quartos, nos deparamos com algumas das questões mais fundamentais sobre o Universo, podemos ouvir, mesmo que sufocados pelo som monótono dos computadores, o canto de nossos antepassados ecoando no tempo, convidando-nos para dançar.

 

Enquete

Qual sua religião?

Sou católico (5)
13%

Sou evangélico (7)
18%

Não tenho nenhuma (6)
15%

Sou ateu (11)
28%

Sou panteísta (6)
15%

Sou budista (4)
10%

Total de votos: 39

Novidades

JESUS NÃO ERA "CRISTÃO"

21/05/2012 22:15
Jesus nunca pensou em fundar uma seita. O cristianismo, tal como foi desde os tempos de Constantino, está mais distante de Jesus do que de Zoroastro ou de Brama. Jesus tornou-se o pretexto de nossas doutrinas fantásticas, de nossas perseguições, de nossos crimes religiosos; mas não foi seu...

Reflexões

16/05/2012 22:24
As Igrejas em estado de morosidade, mornas, da atualidade e os falsos desejos dos crentes, nos diversos setores do Cristianismo, justificam inúmeras coisas desarrazoadas. Em toda parte há tendências à ociosidade do espírito e manifestações de menor esforço. Muitos discípulos disputam as...

Site lançado

16/05/2012 22:23
Nosso novo site foi lançado hoje. Fique à vontade para comentar e participar!

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário